quinta-feira, 24 de maio de 2018

Africanos ( ex-escravos) que voltaram à Àfrica

 Os africanos que voltaram a África  mais conhecidos como Agudás , voltaram carregados da cultura brasileira, devido as diversas experiências vividas no Brasil durante o período de escravidão,além de toda bagagem cultural os mesmos aprenderam vários oficios  como os da construção civil, marcenaria, carpintaria, alfaiataria, produção agrícola dentre outros. Retornaram como hábeis artesãos e instruídos comerciantes para a mesma sociedade que os havia penalizado.

Fonte da imagem:
http://www.itaucultural.org.br/rumos-2015-2016-acervo-agudas

Países africanos que se destacaram na relação Brasil e Àfrica

  • Angola
  • Golfo de Guiné
  • Moçambique
  • São Tomé
  • Congo

Principais grupos étnicos trazidos como escravos ao Brasil

Dentre os grupos étnicos de escravos africanos trazidos ao Brasil, se destacam-se dois grandes grupos: Os Bantos e os Sudanenses.

Fonte da imagem:
http://afrosaopaulofhny.blogspot.com.br/2010/02/origem-etnica-dos-africanos-que-vieram.html

Base econômica que motivou o tráfico de africanos escravizados ao Brasil

Os africanos foram trazidos ao Brasil devido a necessidade de mão de obra para o trabalho nos engenhos, trabalhavam nas plantações de algodão, café, fumo e principalmente  cana- açúcar. Essa necessidade de mão de obra escrava foi decisiva para que a metrópole trouxesse os primeiros escravos. Assim os escravos foram grandes contribuintes para o crescimento da economia do país, pois grande parte das riquezas do país veio do trabalho escravo.
 
Fonte da imagem:
https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/trabalho-escravo-africano-nos-engenhos-coloniais.html

Influências africanas que compuseram nossa formação

Os africanos contribuíram muito com a cultura e formação do nosso país, trouxeram consigo seus hábitos, costumes que influenciaram em vários aspectos: música, dança, culinária, língua, mitos e ritos, religião.

Fonte da imagem:
http://culturaafricananobrasilenabahia.blogspot.com.br/p/inicio.html